segunda-feira, 4 de maio de 2009

Como trabalhar um cavalo de obstáculos


É errado pensar que um cavalo de obstáculos tem de saltar sempre que é trabalhado, pois se assim fosse o cavalo começava a ficar saturado de saltar.
Iniciamos o nosso trabalho com uma limpeza completa do cavalo, depois aparelhamo-lo sem faltar com as caneleiras e protector de dorso e de seguida é só montar.
Começamos por andar a passo para as duas mãos levando o cavalo descontraído, depois pedimos uma transição suave ao trote que deve ser levantado para aquecer o dorso do cavalo, fazemos vários exercícios de flexibilidade tentando levar sempre o cavalo na atitude correcta, nunca esquecendo de trabalhar o cavalo para as duas mãos. Depois de um bom trabalho a trote, fazemos uma transição ao galope, fazendo círculos e exercícios de condução e ter atenção para não galopar com o cavalo desunido ou invertido. Feito um bom aquecimento, podemos então saltar com o cavalo, fazendo um percurso ou simplesmente uma ginástica, mas nunca se deve começar a saltar logo grandes alturas, deve-se ir aumentando a altura dos obstáculos gradualmente. No fim do trabalho damos um bom banho ao cavalo, raspamo-lo e arrumamo-lo na boxe, que deve estar impecável par o bem-estar do cavalo.

2 comentários: